Share Poll

Poll link

500 px
350 px
250 px
Preview

widget preview:

Width - px Height - px

Close preview
! You are using a non-supported browser Your browser version is not optimised for Toluna, we recommend that you install the latest version Upgrade
With effect from 25 May 2018, we have updated our Privacy Notice. You can read our updated version here.

UnidadeToluna

  24 months ago

A Rússia lança vacina contra o coronavírus: Sputnik V
Closed

A Rússia anunciou nesta terça-feira (11), a primeira vacina do mundo para o coronavírus. Apelidada de Sputnik V — em homenagem ao primeiro satélite artificial a orbitar em volta da Terra - ela chega em torno de críticas e controvérsia.

Vista com bastante ceticismo pela comunidade científica, ela é inclusive não recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) já que não foram informados quaisquer detalhes dos estudos clínicos, nem como a vacina age no sistema imunológico contra o novo coronavírus.

Afinal, de acordo com a OMS, existem 165 vacinas em desenvolvimento contra a COVID-19. Desse total, seis estão na fase 3 de testes clínicos, que é a última. Entretanto, a vacina russa não é uma delas, já que acabou agora de concluir a fase 2.

Assim, o Instituto Gamaleya da Rússia prevê saltar a fase 3, a fase de testes clínicos feitos em milhares de indivíduos, cuja duração leva vários meses. Cinco empresas já começaram esta fase 3, AstraZeneca, Sinovac, Sinopharm, Moderna e Pfizer, mas a do Instituto Gamaleya não é uma delas. Eles decidiram que isso acontecerá ao mesmo tempo que a comercialização.

A vacina foi colocada à disposição dos russos e também de países estrangeiros que já a encomendaram, como a Arábia Saudita.

Alguns cientistas, como o especialista canadense em doenças infecciosas Isaac Bogoch, expressaram suas preocupações, dizendo que a fase 3 é essencial, pois é necessária para estimar a eficácia da vacina, mas também para "identificar potenciais efeitos colaterais raros".

O Dr. Anthony Fauci, especialista em doenças infecciosas dos EUA, também comentou que: "Criar uma vacina e provar que uma vacina é segura e eficaz são duas coisas diferentes".

Qual a sua opinião?

Você acha que os russos estão indo rápido demais?

Você estaria disposto a ser uma das primeiras pessoas a experimentar esta nova vacina?

Dê-nos sua opinião nos comentários!

Influencie seu mundo,
Equipe Toluna
Reply

A7048906r

  24 months ago
Interessante!! mas acho que deveria ter mais teste antes.
0 comments

robertsantos2050

  24 months ago
Interessante, mas, talvez a estratégia funcione: está morrendo muitas pessoas, ainda que a vacina funcione de forma parcial, é uma forma de ganhar tempo e assim desenvolver vacinas mais potentes, e se demorar muito daqui a pouco não sobra ninguém para testar a vacina...
0 comments

SHINDI93

  24 months ago
Experimentaria se tivesse muito desesperado, tipo se não tomar morro amanhã. Nesse caso e/ou na maioria a principal preocupação ou objetivo é estar bem politicamente aos olhos do país e do mundo, consequência será financeira, eles querem, mas o que menos importa é a cura das pessoas, se acontecer com uns 30% estarão satisfeitos, acima de 50% mais ainda porque estarão multimilionários.
0 comments

claricebr

  24 months ago
Olá. Acredito que deve haver uma maior participação de especialistas de outros países e entidades que estudam e produzem vacinas para verificar se essa vacina é realmente eficaz e segura na imunização contra o coronavirus. De fato é uma situação muito delicada e que está presente em diversas partes do mundo. A vacina é realmente uma Esperança e acho que a Rússia deve demonstrar os estudos dessa vacina e eu poderia sim ser uma das pessoas a ajudar na produção da vacina estando disponível a ser usada para verificar se realmente pode combater o coronavirus.
0 comments

B9057079x

  24 months ago
Muito bom
0 comments

irannis

  24 months ago
eu estaria dissposto a aprovar vacina
0 comments

priscilaayumi

  24 months ago
Acho errado disponibilizar uma vacina sem que os testes estejam concluídos e que seja comprovado que não há riscos de efeitos colaterais. Se optarem por disponibilizar, devem deixar bem claro que não foi devidamente testada e que não está sendo recomendada pela OMS. Mas muito anti ético colocar a população nessa situação, e provavelmente vão se isentar da responsabilidade dos danos que as pessoas estão suscetíveis.
0 comments

M9833987z

  24 months ago
Sendo comprovada a eficácia, e garantida a segurança, só tenho a agradecer! Fico muito feliz com a possibilidade de isso td acabar logo!
0 comments

A2291365d

  24 months ago
Acho que quanto antes melhor, porém desde que seja com certeza e precaução. Não colocar os carros na frente dos bois.
0 comments

I5146127l

  24 months ago
Penso que todo meio para encontrar a cura para o covid-19 seja válido. Acontecerão erros, mas, logo encontrarão a forma de melhor combater esse vírus.
0 comments
Copied to clipboard

1   Follower

You’re almost there

In order to create content on the community

Verify your Email / resend
No thanks, I’m just looking

OK
Cancel
We have disabled our Facebook login process. Please enter your Facebook email to receive a password creation link.
Please enter a valid Email
Cancel
We're working on it...
When you upload a picture, our site looks better.
Upload